Oportunidades e projetos
Iniciação Científica
Ao decorrer dos semestres, muitos professores criam propostas de iniciação científica para trabalharem em pesquisas com os alunos interessados em aprender mais sobre determinado assunto, colocando em prática uma grande parte do conhecimento adquirido no curso até aquele momento e tendo a experiência em primeira mão de como é fazer parte de um grupo de pesquisas acadêmicas.
Novos projetos são adicionados com frequência, conforme o desenvolvimento da pesquisa do professor orientador. Na maior parte das vezes, uma iniciação científica está atrelada a uma bolsa concedida por instituições ligadas à universidade, tais como Fapesp e CNPq, cujo objetivo é fomentar e estimular pesquisa acadêmica por partes dos alunos interessados.
É importante ressaltar que na maioria dos projetos, os professores orientadores exigem que os alunos tenham um conhecimento prévio sobre o tema da pesquisa, facilitando assim o trabalho a ser realizado, por isso algumas áreas de pesquisa chamam mais a atenção de estudantes que estão no seu segundo ou terceiro ano de graduação, momento em que começam a aprofundar a abordagem de conteúdos focados na engenharia mecânica. Entretanto, alguns professores não exigem nenhum conhecimento prévio, e valorizam principalmente o interesse e a vontade de aprender do aluno, permitindo que este comece um projeto de iniciação científica a partir do primeiro ano de graduação.
Para facilitar o acesso e a compreensão dos projetos oferecidos pelos docentes da engenharia mecânica, a SAMECA compilou muitas das oportunidades de pesquisa na lista abaixo, onde cada projeto é descrito de maneira sucinta e associado ao contato do professor orientador, para facilitar a comunicação entre este e qualquer aluno interessado no projeto.
Projetos para o 1º semestre de 2025:
Análise de capacidade de atuação de mancais ativos em turbogerador da usina de Itaipu
- Área de pesquisa: Análise de mancais.
- Resumo: Desenvolvimento de modelo matemático em elementos finitos da turbina de Itaipu e do mancal de escora (mancal hidrodinâmico segmentado) para analisar a capacidade de atuação dos mancais no eixo da turbina. Para isso, será feita uma análise da força necessária e capacidade de atuação dos mancais e seus efeitos na dinâmica da turbina.
- Orientador: Rodrigo Nicoletti.
- Aceita projetos dos alunos: Não informado.
- Contato: E-mail: rnicolet@sc.usp.br
- Sala: 29119, 3º piso do prédio M2 da mecânica.
Projeto do controlador de eixo flexível usando mancal ativo
- Área de pesquisa: Controle de eixo flexível.
- Resumo: Desenvolvimento de estratégia de controle de eixo flexível através do uso de forças de atuação nos mancais. Trata-se de um mancal hidrodinâmico segmentado com sistema de atuação nos segmentos. A análise será feita numericamente através de modelo em MATLAB. Dependendo do desempenho do controlador projetado, testes experimentais podem ser feitos em bancada de testes no laboratório de dinâmica.
- Orientador: Rodrigo Nicoletti.
- Aceita projetos dos alunos: Não informado.
- Contato: E-mail: rnicolet@sc.usp.br
- Sala: 29119, 3º piso do prédio M2 da mecânica.
Microfresamento
- Área de pesquisa: Microusinagem mecânica.
- Resumo: Trabalho de funcionalização de superfícies a partir geração de superfícies texturizadas formadas pelo processo de Microfresamento. Essa texturização tem o objetivo de melhorar a interface de contato entre a peça e o meio, com aplicações nas áreas aeronáutica, melhorando a interação com o ar em torno da aeronave; térmica, melhorando a troca de calor com o meio; e biológica, implementando a osteointegração de implantes metálicos. Os materiais trabalhados nas aplicações são peças metálicas feitas com manufatura aditiva, utilizando majoritariamente titânio, alumínio e cobre.
- Orientador: Alessandro Roger Rodrigues.
- Aceita projetos dos alunos: Sim. Também aceita alunos iniciantes no curso de graduação.
- Contato: E-mail: roger@sc.usp.br
- Sala: 3019, 2º piso do prédio M1 da mecânica.
Furação de compósitos para a indústria aeronáutica
- Área de pesquisa: Macrousinagem mecânica.
- Resumo: Desenvolvimento de brocas helicoidais com ângulos específicos para a furação de materiais compósitos para aplicação na indústria aeronáutica.
- Orientador: Alessandro Roger Rodrigues.
- Aceita projetos dos alunos: Sim. Também aceita alunos iniciantes no curso de graduação.
- Contato: E-mail: roger@sc.usp.br
- Sala: 3019, 2º piso do prédio M1 da mecânica.
Aeroelasticidade
- Área de pesquisa: Aeroelasticidade.
- Resumo: Trabalho com problemas de interação fluido-estrutura voltados para problemas aeronáuticos.
- Orientador: Flávio D. Marques.
- Aceita projetos dos alunos: Não.
- Contato: E-mail: fmarques@sc.usp.br
- Sala: 29109, 3º piso do prédio M2 da mecânica.
A indústria aeronáutica e sua eletrificação
- Área de pesquisa: Organização industrial.
- Resumo: Interface entre engenharia mecânica (engenharia de motores, características técnico-operacionais na construção e operação etc.) e organização industrial (estudo acerca da forma atual e dinâmica dos mercados de construção e operação de aeronaves). Espero que o conhecimento em engenharia mecânica possa dar suporte a hipóteses quanto, por exemplo, às estratégias que fabricantes de motores e aeronaves estão colocando em prática.
- Orientador: Humberto Felipe de Andrade.
- Aceita projetos dos alunos: Não.
- Contato: E-mail: humberto@sc.usp.br
Robótica, especificamente robôs com pernas (quadrúpedes e bípedes)
- Área de pesquisa: Robótica.
- Resumo: 1) Investigar propriedades de controladores aplicados a robôs que interagem com o meio ambiente e/ou pessoas.
- 2) Testar e desenvolver algoritmos de locomoção e equilíbrio para robôs com pernas.
- 3) Testar e desenvolver algoritmos de percepção e localização para robôs móveis.
- Orientador: Thiago Boaventura Cunha.
- Aceita projetos dos alunos: Sim.
- Contato: E-mail: tboaventura@usp.br
- Sala: 29113, 3º piso do prédio M2 da mecânica.
Estruturas periódicas
- Área de pesquisa: Metaestruturas piezelétricas.
- Resumo: Estudo numérico-experimental de estruturas periódicas, com foco em metaestruturas ressonantes baseadas em piezelétricos e circuitos elétricos shunt. Oportunidade de trabalhar com ferramentas numéricas (FEM comercial – COMSOL) e bancada de teste experimental relevante (hardwares de medição e controle, circuitos elétricos, sistemas embarcados etc.).
- Orientador: Jaime Alberto Mosquera Sanchez.
- Aceita projetos dos alunos: Sim.
- Contato: E-mail: jamosquera@usp.br
- Sala: 29118, 3º piso do prédio M2 da mecânica.
Controle ativo de ruído e de qualidade sonora
- Área de pesquisa: Algoritmos em real-time para controle ativo de ruído.
- Resumo: Desenvolvimento e implementação de algoritmos adaptativos baseados em mínimos quadrados (least mean squares) para o controle ativo de ruído e de qualidade sonora. Oportunidade de trabalhar com programação em C/C++ para desenvolvimento de blocos customizados para Simulink e eventual programação de sistemas embarcados para sua execução em tempo real utilizando bancada de teste relevante para aplicações automotivas.
- Orientador: Jaime Alberto Mosquera Sanchez.
- Aceita projetos dos alunos: Sim.
- Contato: E-mail: jamosquera@usp.br
- Sala: 29118, 3º piso do prédio M2 da mecânica.